Governo consegue repatriar bens do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira (Mônica Bergamo)image001 (1)

Seis anos depois da quebra do Banco Santos, o governo brasileiro consegue repatriar, pela primeira vez, bens de seu proprietário, o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira. Localizada nos EUA, a tela “Figures dans une Structure”, do célebre pintor uruguaio Joaquín Torres García, deve chegar ao Brasil nos próximos dias.

Divulgação
 image002
Tela “Figures dans une Structure”

 

EM CONJUNTO

Avaliada em R$ 500 mil, a obra, de acordo com o Ministério da Justiça, será entregue à 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP, onde tramita ação de falência da instituição financeira. Participaram da negociação com a Justiça americana o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), do MJ, a Justiça Federal de SP e o Ministério Público.

O MECENAS

Edemar, que chegou a presidir a Bienal de SP, montou um dos grandes acervos de arte do país. Com a sua condenação por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, as obras foram apreendidas por ordem da Justiça.

O processo que levou à falência do Banco Santos começou em 12 de novembro de 2004, quando o Banco Central decretou a intervenção na instituição financeira.

Após descobrir que a situação financeira do banco vinha se deteriorando rapidamente e que o deficit patrimonial (diferença entre dívidas e os bens e créditos) seria de R$ 700 milhões, o BC afastou Edemar Cid Ferreira e então diretores do controle da instituição e nomeou Vanio César Aguiar como interventor.